Como vender mais pelo Whatsapp

Quer saber como vender mais pelo Whatsapp? Fica comigo até o final que irei te contar tudo sobre.

Você já parou para pensar quantas pessoas usam o WhatsApp?

Nem precisa ter um número exato para saber que esse aplicativo de mensagens é uma febre no Brasil e em outros países.

Um dos motivos é que o app permite uma interação prática e fácil por meio de mensagens de texto, áudio e vídeo.

Outro aspecto positivo é que a ferramenta é gratuita para a maioria dos usuários. Esse fator, com certeza, aumenta consideravelmente a chance de grande parte do seu público-alvo ser atingido por campanhas feitas pelo aplicativo.

Mesmo assim, muitos empreendedores têm dúvidas sobre como vender mais pelo WhatsApp. Pensando nisso, vamos destacar neste post a estratégia que vai ajudá-lo a utilizar o app de maneira mais eficiente no seu negócio.

Confira!

Como vender mais pelo Whatsapp

#1 – Apostar em um cadastro

O primeiro passo para não errar na tática de como vender pelo WhatsApp é contar com um bom cadastro de clientes.

Como vender mais pelo Whatsapp

Para não haver indiscrição, o ideal é enviar apenas ofertas e promoções de produtos e serviços com a autorização do consumidor.

Por exemplo, você tem uma pizzaria em um bairro populacional de uma capital e percebeu que não vale a pena investir em um website. Nesse caso, o WhatsApp é uma ótima opção para interagir com o seu público-alvo.

Dessa forma, você pode ter uma comunicação mais ágil com a sua audiência, que nem sempre tem tempo para visitar o site ou acessar as redes sociais para conferir as novidades do seu negócio.

Uma mensagem de texto devidamente elaborada pode chamar a atenção do seu público com extrema facilidade, afinal, o WhatsApp é uma ferramenta bastante utilizada não apenas para contatos pessoais, mas também para ficar informado sobre as demandas profissionais.

Ou seja, é um recurso valioso para o dia a da das pessoas, assim, deve ser usado a favor do seu negócio de forma inteligente.

#2 – Como vender mais pelo Whatsapp – Segmentar o cadastro

É muito bom usar o WhatsApp para interagir com amigos, parentes e colegas de trabalho, não é mesmo? No caso do empreendedor, é preciso ter bom senso e cuidado para não desperdiçar o potencial da ferramenta.

Vou explicar isso melhor para você entender.

Por exemplo, uma farmácia tem uma boa base de clientes que manifestou interesse em receber informações sobre a chegada e promoção de remédios pelo aplicativo de mensagens.

Contudo, não adianta mandar vários conteúdos que não despertam o interesse do público-alvo.

O que fazer para evitar esse problema? A resposta é muito simples: invista na segmentação dos consumidores.

Essa ação se resume em analisar que tipo de mercadorias os clientes costumam comprar. Dessa maneira, é possível mandar mensagens que irão incentivar o público-alvo a investir no seu negócio, o que é muito positivo para fidelização e o aumento do faturamento.

No caso de uma farmácia, você pode separar os clientes por grupos de interesse, como:

  • Promoções sobre produtos de higiene pessoal (escova de dentes, fraldas geriátricas, fraldas para bebês, shampoos etc.);
  • Medicamentos para pressão, seja alta ou baixa, etc.

A segmentação precisa ser analisada com bastante critério para não haver equívocos. Quanto mais personalizada for a sua oferta, maiores serão as chances de atingir os objetivos esperados.

Não se esqueça disso!

#3 – Divulgar a sua marca nas redes sociais:

Se você tem um negócio voltado para um público bastante amplo, pense com carinho no que vou te falar: tenha um perfil do seu empreendimento o mais rápido possível nas redes sociais.

Essa ferramenta contribui bastante para aumentar o engajamento, mas também para alavancar as vendas.

O Instagram e o Facebook, por exemplo, contam com milhões de adeptos no Brasil.

Um restaurante, por exemplo, pode divulgar o WhatsApp em uma rede social para o recebimento de pedidos dos clientes.

Com um maior número de pessoas cadastradas, esse restaurante pode usar o aplicativo de mensagens para divulgar promoções especiais, o que propicia o volume de movimento.

À medida que uma estabelecimento entende que vender mais pelo WhatsApp é possível, maior será o foco em utilizar essa ferramenta para interagir com o público-alvo. Portanto, é válido apostar na capacidade de penetração das redes sociais.

Apostar na estratégia omnichannel (múltiplos canais de interação da marca com os stakeholders) é o melhor caminho para expandir a participação no mercado.

Uma boa consultoria de marketing ajuda o empreendedor a aproveitar essa tendência de maneira eficiente e prática.

#4 – Como vender mais pelo Whatsapp – Planejar o envio de mensagens:

É muito bom usar o WhatsApp para entrar em contato com a sua audiência. Afinal, é uma ferramenta em que as mensagens chegam com extrema facilidade. Ao contrário de um website, em que o internauta deve ter a iniciativa de acessá-lo.

Apesar dessa imensa vantagem, é preciso ter o famoso bom senso na hora de adotar uma estratégia de como vender mais pelo WhatsApp.

Se um empresário inventar de mandar várias mensagens por dia para os usuários, vai correr o risco de perder consumidores.

Para não enfrentar esse problema, uma boa alternativa é montar um cronograma de envio de mensagens para a sua audiência.

Por exemplo, uma loja de brinquedos pode mandar conteúdos para os pais, de acordo com a faixa etária dos filhos em um determinado dia da semana.

Vou explicar isso melhor para facilitar o seu entendimento.

Na quinta-feira, a loja manda mensagens para os pais com filhos de 3 a 6 anos, anunciando uma oferta especial.

Já na sexta, um conteúdo novo pode ser mandado para os pais com filhos de 7 a 10 anos.

Esse planejamento é vital para não enviar mensagens sem sentido para a sua audiência.

Portanto, é essencial que você faça o processo de segmentação da sua persona, pois são medidas relevantes para conseguir resultados mais expressivos.

#5 – Optar pelo WhatsApp Web:

Se você gosta de usar um notebook ou desktop no ambiente de trabalho, é válido pensar, com carinho, na possibilidade de usar o WhatsApp Web (recurso que permite usar o aplicativo de mensagens em um navegador da internet).

Em muitos casos, essa iniciativa pode agilizar bastante a comunicação, caso tenha dificuldades de digitação no teclado do seu smartphone.

A agilidade nas respostas conta muitos pontos na hora de conquistar um cliente, pois, mostra disposição em oferecer um atendimento de alto nível.

Pelo WhatsApp Web, um empreendedor também pode ter mais condições de enviar para a audiência arquivos de imagens e vídeos com foco na divulgação da marca.

Nem sempre é possível mandar essas materiais de forma rápida pelo smartphone por questões de capacidade do aparelho ou sinal de internet.

Para quem gosta de trabalhar com várias plataformas ao mesmo tempo usar o WhatsApp Web é uma opção bastante interessante, pois permite o uso tanto em notebooks quanto em desktops.

#6 – Disponibilizar conteúdos com simplicidade

Para ter sucesso nas estratégias de como vender mais pelo WhatsApp é essencial que as mensagens sejam simples e diretas, não é mesmo? Não queira fazer nada exagerado ou sofisticado demais para ser diferente da concorrência.

O melhor caminho para engajar a sua audiência é por meio de mensagens claras, objetivas e curtas.

Procure ser o mais sintético possível ao apresentar conteúdos pelo aplicativo de mensagens mais popular da web.

A simplicidade deve ser a tônica das suas ofertas pelo WhatsApp. Com um pouco de estudo e esforço, você pode elaborar as mensagens por conta própria, ou seja, sem a necessidade de contratar um copywriter.

Uma boa consultoria de marketing pode ajudá-lo a montar esboços de conteúdos promocionais que podem ser enviados para o público-alvo.

Logicamente, é necessário ter cuidado com as regras ortográficas e gramaticais.

Erros, provocados por falhas na digitação ou por desconhecimento do idioma, devem ser evitados ao máximo.

Tenha muita atenção com relação a isso. Para evitar equívocos, envie a mensagem antes para pessoas de sua confiança visualizarem o conteúdo.

Qualquer oferta disponibilizada pelo WhatsApp deve ser encaminhada com bastante critério, porque tem um impacto direto na imagem da sua marca.

#7 – Usar os gatilhos mentais com inteligência:

Além da atenção com as regras gramaticais, uma mensagem precisa ser impactante, ou seja, capaz de despertar o interesse das pessoas pelo produto ou serviço que está sendo oferecido.

Não adianta mandar um texto coeso, coerente e perfeito gramaticalmente, se ele não vai conseguir despertar a vontade do consumidor em interagir com a sua marca.

Se você tem dificuldades de encontrar as palavras certas para cativar a audiência, é sinal de que precisa conhecer um pouco sobre gatilhos mentais.

Eles consistem em um recurso valioso para gerar uma série de sentimentos, como escassez, exclusividade, urgência, medo, entre outros.

Dependendo do contexto e do tipo de negócio, os gatilhos mentais são vitais para alavancar as vendas de forma significativa.

Vou dar um exemplo de gatilho mental para você compreender melhor.

Imagine que um smartphone de ponta está com um preço promocional, mas a oferta contempla apenas os 100 primeiros clientes que responderem “Sim” no WhatsApp, no prazo de, máximo, de 20 minutos.

Nesse caso, foram usados os gatilhos mentais da escassez e da urgência, porque eram poucas unidades à disposição e o tempo para aproveitar a oferta também é reduzido.

É muito simples usar os gatilhos mentais, mas é válido contar com o apoio de uma consultoria de marketing para adotar esse recurso de maneira eficiente.

Por se tratar de um veículo de comunicação ágil e prático, a comunicação pelo WhatsApp não requer textos longos.

Isso facilita bastante a criação de conteúdos pelos próprios empreendedores, sem a necessidade de investir pesado em copy.

#8 – Criar campanhas de vendas:

Os gatilhos mentais são uma ferramenta interessante para despertar a ansiedade no seu público. Além disso, contribuem para a elaboração de campanhas de vendas pelo WhatsApp.

Por exemplo, uma escola de idiomas está querendo aumentar o número de alunos, nesse caso, pode aproveitar a potencial do app de mensagens para realizar uma campanha promocional de vendas.

Com a ajuda de uma consultoria de marketing, é perfeitamente viável elaborar essa iniciativa e obter excelentes resultados. Essa ação pode contar com, pelo menos, cinco mensagens para chamar a atenção da audiência.

Para essa campanha atingir as expectativas, adote um cronograma de envio de mensagens e avalie a sua base de contatos para que não desperdiçar energia sem necessidade.

Com essas dicas e a nossa colaboração por meio de uma consultoria de marketing altamente qualificada, você vai entender perfeitamente sobre como vender mais pelo WhatsApp e lucrar de forma espetacular!

Posts relacionados

× Como posso te ajudar?