Canais do Marketing Digital – Conheça os 7 principais

Para divulgar uma marca ou produto, os canais do marketing digital são fundamentais para você. 

Portanto, se você está aqui para conhecer melhor os canais do marketing digital, esse post é para você.

Aqui eu irei falar sobre os principais e como eles podem ser importantes para o seu negócio.

Vamos lá?

O que são os canais do marketing digital?

Assim como os canais de televisão, os canais de marketing digital têm a função de distribuir informações importantes para o público.

Eles são os caminhos pelos quais as pessoas poderá levar o seu produto até o seu cliente final, ou seja, são as formas que você fará com que os seus produtos fiquem finalmente disponíveis para compra.

Mas entenda, eles não devem empurrar conteúdo a todo custo e nem obrigar ninguém a nada.

Eles são facilitadores, e irão ajudar a sua audiência a ter acesso ao produto que você oferece, mas com a consciência do benefício que ele pode trazer.

Aqui irei mencionar os principais canais de marketing que são:

  • Redes sociais;
  • Tráfego Orgânico;
  • Email marketing;
  • Tráfego Direto;
  • Blogs;
  • Tráfego de referências;
  • Mídia paga.

Se você não sabe o que é marketing digital eu irei colocar aqui abaixo o meu post para você entender mais sobre o tema:

👉 Marketing Digital – O que você precisa saber sobre ele

Principais canais de marketing digital

– Redes sociais:

Se você parar para observar você verá que as redes sociais conecta as pessoas todos os dias.

O Facebook, por exemplo, é considerado a maior de todos atualmente, com mais de 2,6 bilhões de usuários ativos atualmente.

Segundo a pesquisa, os brasileiros são, atualmente, os mais conectados atualmente dentro dessa rede social.

Tamanha a popularidade das mídias sociais, as empresas passaram a utilizá-las como uma ótima forma de divulgação de suas marcas.

Normalmente, isso é feito por meio de publicações que são ricas em conteúdo e muito valiosas para o público. O interessante é que esse conteúdo pode vir em diversos formatos, variando de plataforma para plataforma, como:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Textos, etc.

Além de você se tornar capaz de fazer essas publicações mais comuns, você tem a possibilidade de anunciar online também.

Assim, com os canais do marketing digital você se torna capaz de atingir um público certo com determinadas segmentações que chegará ao seu público, como por exemplo:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Interesses pessoais;
  • Localização, etc.

Dentro da opção de anúncios pagos, tem diversos formatos disponíveis que você pode escolher de acordo com o objetivo dele, que pode incluir:

  • Construir audiência para o seu site;
  • Melhorar o engajamento;
  • Direcionar os seus acessos para blog e site, etc.

Um erro muito comum das empresas é não conseguir adequar o tom de comunicação e a imagem visual com o público-alvo.

É fundamental você fazer um estudo antes para começar a identificar qual será a rede social que a sua persona está e a melhor maneira de promover o engajamento com a sua marca.

Porém, fique de olho, pois as redes sociais, mesmo tendo tantas vantagens, ela tem também algumas armadilhas.

As armadilhas que digo são o volume de informações que estão disponíveis para o seu público.

Acontece que existe um risco grande de perda de concentração, com tantas informações e acesso a diversas outras marcas ao mesmo tempo.

Portanto, verifique sempre a variedade e a relevância do conteúdo que precisa ser analisada.

O consumidor, quando começar a procurar uma marca, ele deseja saber tudo sobre ela e um design sem qualidade provavelmente não irá gerar o engajamento que se espera.

– Tráfego Orgânico:

Grande parte das pessoas recorrem ao Google para fazerem uma determinada busca sobre um tema, produto, serviço ou marca.

Quando estão nessa etapa, eles estão em estágios mais avançados dentro de uma jornada de compra.

É fundamental que você seja capaz de investir nesse canal, já que não aparecer nos resultados de busca acaba diminuindo as suas chances de atingir um potencial e ao investir você facilita as chances de atingir um cliente em potencial que já está inclinado a comprar o seu produto.

Portanto, saiba que não basta estar somente na internet.

É fundamental que seja preciso se empenhar para estar sempre no caminho das pessoas que buscam produtos ou serviços como a sua marca oferece.

– Canais do Marketing Digital – Email Marketing:

Com o email marketing muito bem planejado e executado você tem a chance de torná-lo ótimo em resultado, já que é um dos que possui um dos menores investimentos com maiores retornos.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Return Path, a cada R$ 1,00 que você investe no seu negócio de email marketing, você consegue gerar R$ 126 de lucro.

O melhor é que a única coisa que você precisa para poder começar com ele é utilizar dessa poderosa estratégia, que é uma ótima ferramenta de email e criatividade.

Aqui no meu blog eu tenho um post completo sobre o Email marketing que você pode ler para aprimorar ainda mais o seu conhecimento sobre o tema.

👉 Email Marketing – Conheça tudo sobre ele

– Tráfego direto:

Esse nada mais é do que um acesso sem intermediários, ou seja, acesso direto ao seu site.

Normalmente, as pessoas que se utilizam desses canais são clientes que já tem conhecimento do seu trabalho e de maneira espontânea acessa o site, através do navegador, com o objetivo de conhecer você melhor.

Portanto, nessas circunstâncias ter um site atualizado é fundamental.

– Blog:

Por muito tempo, os blogs passaram a serem utilizados como meros diários virtuais, porém, nos dias de hoje as empresas tem utilizado deles como ótimos canais do marketing digital para acessar seus clientes.

A ideia aqui é publicar sempre conteúdos ricos e relevantes para o público e, com isso, melhorar o ranqueamento das suas páginas nos buscadores do Google, por exemplo.

Assim, através desses materiais você irá:

  • Engajar mais o seu público com a marca;
  • Gerar autoridade;
  • Educar o mercado;
  • Atrair novos clientes;
  • Sanas possíveis dúvidas, etc.

Os posts do blog precisam ser feitos com o intuito de informar, falando sempre menos da empresa e mais sobre o segmento que a sua empresa está inserida, com informações sempre relevantes.

Assim, o conteúdo precisa ser focado na dor do cliente e como a sua empresa pode ser capaz de solucionar eles, respeitando sempre as jornadas de compra e conhecimento.

Certamente um dos grandes benefícios que temos quando se trata de blogs é a facilidade de uma ampla diversidade de formato de conteúdo, se adequando à sua necessidade, sempre com o intuito de continuar inovando.

Apesar do blog ser uma ótima maneira de gerar tráfego, ele tem um custo baixo ou mesmo gratuito, porém, ele é uma estratégia de médio e longo prazo, já que demora de maneira considerável para os resultados finalmente aparecerem.

O ideal é que você utilize o blog de maneira paralela com outros canais do marketing digital para obter um maior alcance disponibilizando assim opções par ao usuário se conectar com a sua marca e obter resultados a longo prazo.

– Tráfego de referência:

Dentre os canais do marketing digital o tráfego de referência foca mais no boca-a-boca de cliente para cliente.

Sabe aquele vídeo que você compartilha com os amigos? Ou mesmo aquele especialista e um tema que você acompanha e mostra para as pessoas acreditar que você também vai gostar dele?

canais-do-marketing-digital

Então, isso não acontece somente com você, na verdade é comum entre as pessoas, pois elas sempre compartilha com os amigos o que consideram de valor.

Através desse tráfego de referência você se torna capaz de tornar o seu site um canal de vendas que leva o cliente a uma ação, que é a compra de um produto.

Assim, a sua marca passa a ganhar cada vez mais notoriedade e autoridade no assunto.

– Mídias pagas:

Outro e o último da minha lista de canais do marketing digital, está as mídias pagas.

Quando você faz uma pesquisa no Google, por exemplo, os primeiros resultados que aparecem ali pertencem à mídia paga e normalmente, vem acompanhadas de tag de anúncios.

Somente depois deles, surgem então as buscas orgânicas.

Portanto, é uma ótima ideia de você conseguir obter resultados e aumentar o engajamento com o seu público.

Além do acesso nos motores de busca, as redes sociais também permite que você invista nas mídias pagas.

Com os valores sendo bem aplicado você consegue se destacar e atingir um grande número de pessoas que se interessam pelo seu negócio.

Conclusão

Utilizar canais de marketing digital para abordar seu público da maneira correta e ainda aumentar sua possibilidade de efetuar vendas, é mais do que uma estratégia, é uma necessidade.

Eles facilitam, e muito, o repasse de informações e o poder de convencimento sobre o tipo de assunto que você deseja transmitir.

Aqui no blog, você encontra tudo o que precisa para aprender a colocar em prática todos os passos necessários para obter sucesso no marketing digital e complementar sua renda, sem sair de casa!

Posts relacionados

× Como posso te ajudar?